A luta por justiça e pelos avanços sociais, econômicos, ambientais e civilizatórios é um compromisso que inspira a nossa atuação e impulsiona o nosso projeto de uma sociedade que valorize cada vez mais o trabalho, a distribuição de renda e o desenvolvimento.
Neste sentido, a pressão democrática sobre os representantes do povo, sejam eles dos poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário, constitui-se em prática fundamental para o alargamento dos horizontes republicanos e para a consolidação do estado de direito.
A visão que temos de democracia transcende o mero exercício do voto. Entendemos que o cidadão e a cidadã têm o direito, e por que não dizer o dever, de fiscalizar a atuação dos seus representantes nas casas legislativas e nas esferas de governo.
Para além do parlamento e do Executivo, entendemos que toda e qualquer função pública deve estar sob constante controle social. Esse monitoramento por parte da sociedade, em maior ou menor grau, faz toda a diferença em termos da qualidade do serviço prestado, o que tem grande impacto na qualidade de vida das pessoas.